Dessalinização por membranas de osmose reversa

Produção de água potável a partir de água salina

Dessalinização por membranas de osmose reversa Puri Azul

  Durante décadas, água potável e água para uso doméstico foram obtidos através de métodos térmicos tradicionais de dessalinização da água do mar. Neste a água do mar é aquecida até atingir o ponto de ebulição e evapora, o vapor quente é então resfriado e condensado em água doce. No entanto, este processo apresenta diversas desvantagens, sendo a principal o fato de utilizar grandes quantidades de energia elétrica. Mesmo através do uso de diversas tecnologias de recuperação de energia, muitas vezes não é financeiramente viável – especialmente em países que não dispõem de recursos energético

  Aproximadamente 97% de toda a água na terra é água do mar, sua dessalinização e seu uso para fins agrícolas e de consumo é especialmente atraente, já que as tecnologias disponíveis, permitem realizar tal dessalinização de uma maneira eficiente com baixo consumo energético e ambientalmente correto. A Dessalinização por membranas de osmose reversa (OR) é uma tecnologia responsável por remover até 99% dos sais presentes na água, matéria orgânica e pesticidas. As membranas são alimentados por água pré-tratada e ultrafiltrada, por bomba controlado por inversor de frequência.  Utilizamos as membranas Lewabrane® RO S – novo elemento espiral de (OR) para dessalinização de água do mar. A química desta membrana permite superior entrelaçamento da camada de poliamida. Este maior grau de polimerização melhora a estabilidade mecânica e química da membrana, oferecendo maior durabilidade e uma rejeição mais estável de sais.

  Aproximadamente 45% da água purificada é enviada para reservatório de água tratada e 55% da água, com concentração elevada de sais reutilizada na limpeza da primeira etapa do tratamento – a ultrafiltração e microfiltração


      

A ultrafiltração e a osmose reversa

  A melhor alternativa para futuras aplicações é uma combinação de ultrafiltração com osmose reversa. A limpeza inicial da água do mar é realizada de forma eficiente pela ultrafiltração, enquanto a dessalinização da água é obtida através de osmose reversa.

  Em comparação com as tecnologias de tratamento convencionais, a tecnologia UF produz excelente e consistente qualidade de água filtrada, independentemente de alterações nas propriedades de água bruta, devido às variações sazonais (tempestades, proliferação de algas, etc.).

 

   Operação automatizada e acesso remoto ao sistema

 

         O sistema totalmente automatizado. A qualidade da eletricidade e consumo do sistema são constantemente mensurados através da voltagem e amperagem. Desta forma possível analisar o consumo e performance das bombas, motores, lâmpadas ultravioleta, geradores de ozônio e demais componentes do sistema de tratamento de água. Os níveis dos reservatórios são monitorados constantemente assim como o volume de água produzido. A qualidade da água é analisada pelo sistema através dos parâmetros pH e condutividade. Se caso a mesma não atingir a qualidade desejada em um determinado momento a água produzida transferida para a segunda etapa do tratamento (pré-tratamento) para ser retratada.

         Os sinais e dados coletados pelo sistema de automação podem ser coletados online de forma a acompanhar o processo remotamente. Para tal necessário contratar provedor de internet e acessar o sistema através de computador remoto.

 

 

 

Conheça nossos Produtos Fale Conosco