DESAFIOS E SOLUÇÕES: Águas Superficiais (rios, lagos e cachoeiras:

 

 

 

Águas Superficiais apresentam de longe um dos maiores desafios para sistemas de tratamento convencionais onde areia carvão e outros meios minerais são utilizados em um leito ou vaso para o tratamento destas. 

É comum observar situações onde um rio ou cachoeira com águas cristalinas apresentar uma água extremamente turva dias depois. As águas superficiais são sujeitas à uma grande flutuação de qualidade durante o ano, principalmente em épocas de chuva, onde à um acréscimo no volume de água correndo nos rios. Á água é turbilhonada e as partículas que descansavam no leito deste rio, antes calmo e cristalino, misturadas à água, elevando sua turbidez drasticamente. 

O material que estava depositado no leito deste rio passa a ser enviado para estações de tratamento de água convencionais que passam a operar de forma ineficiente e ineficaz. A ineficiência se dá devido o sistema de tratamento precisar basicamente tratar um grande volume de água para retrolavagens constantes dos filtros que rapidamente são entupidos por esse grande volume de partículas, em algumas situações toda a água tratada é simplesmente perdida através da retrolavagem (contralavagem) nas tentativas de recuperar estes filtros. Nestas situações o sistema passa a ser altamente ineficaz pois além de ter seus filtros entupidos os mesmos acabam por saturar rapidamente o que permite que diversas impurezas atravessem esses filtros.

Com o sistema de Ultrafiltros da Puri Azul é possível tornar BARRO em ÁGUA POTÁVEL. Comparando outros sistemas convencionais, quanto maior o desafio, melhor o nosso sistema se comporta.

Para situações onde cor é o problema soluções como Nanofiltros e Osmose Reversa estão também à disposição.

 

 

DESAFIOS E SOLUÇÕES: Produtos Químicos e Água Potável:

 

Para entender os avisos ao lado não é necessário experiência anterior em química, biologia, engenharia ou qualquer outra profissão ligada à grande área do tratamento de águas. Alguns produtos químicos, como os utilizados para o tratamento de água são perigosos para nós e para o ambiente.

 

Mas antes de mais nada… Por que da utilização de produtos para a purificação e tratamento de água???

 

A resposta é mais simples do que parece: Simplesmente porque os sistemas atuais disponíveis no mercado e instalados em diversas estações de tratamento precisam de uma “ajudinha” para conseguir tratar a água. Esse processo é chamado de coagulação. Produtos químicos são adicionados à água para agregar partículas menores, formando, portanto, uma partícula maior, uma “macropartícula”. Como filtros de areia, carvão e outros necessitam que as partículas possuam um tamanho determinado para serem retidos no mesmo, caso a coagulação não fosse realizada o sistema de tratamento nunca iria funcionar de forma adequada, deixando “passar” pelo filtro diversas partículas menores. Entretanto este não é necessariamente o final da história. Para o processo de coagulação funcionar corretamente é necessário que o pH da água esteja em uma faixa adequada e que alguns componentes não estejam presentes na água bruta, superado essa etapa a macropartícula criada pela coagulação precisa permanecer dentro do filtro até ser expulsa pela retolavagem. O problema é que esta macropartícula não é necessariamente forte o suficiente, ela pode se despedaçar dentro do filtro que estava retendo a mesma, de areia por exemplo, e “passar” direto por ele. Mudanças na pressão de trabalho, vazão e até mesmo pH durante o processo de tratamento pode causar esse fenômeno. Situação esta muito mais corriqueira do que parece, basta olhar o estado atual de sua caixa d´água.

 

Um dos processos utilizados em diversos locais é a pré-cloração, ou seja, a adição de cloro em água bruta para desinfectar, e coagular as partículas presentes na água. ADICIONAR CLORO EM ÁGUA NÃO TRATADA PODE GERAR TRIHALOMETANOS! Estes são extremamente tóxicos ao meio ambiente, sua fauna e flora e para nós humanos também.

 

O sistema de tratamento de águas Puri Azul NÃO UTILIZA PRODUTOS QUÍMICOS em seu processo de tratamento! A preservação ambiental e eficiência no processo de tratamento é nossa bandeira. Membranas de ultrafiltração permitem a produção de água de qualidade sem a adição de químicos. Em casos onde a água é salobra ou com coloração acentuada a utilização de ultrafiltros em conjunto com membranas de nanofiltração e osmose reversa trará o resultado desejado.