Aproveitamento da Água de Chuva


Utilizar a água de chuva nunca foi tão fácil!

   Basta coletar a mesma em seus telhados e lajes, armazenar em uma cisterna e instalar o sistema de tratamento Puri Azul. Esse sistema ir purificar toda a água de chuva tornando a mesma POTÁVEL, permitindo assim, utilizar a água de chuva para todas as finalidades em seu empreendimento, seja este residencial, comercial ou industrial. Isso somente possível devido o sistema Puri Azul utiliza tecnologia moderna onde a água ultrapurificada, atendendo assim, nova Portaria do Ministério da Sade (PORTARIA N 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011).

 

Conheça nossos Produtos Fale Conosco

 

Os benefícios em tornar a água de Chuva em água Potável são:

 

1 ) Redução de gastos em infraestrutura: Dispensa os gastos em projetar e instalar duas linhas de distribuição de água para uma nova edificação (uma tubulação para água potável e outra para água de chuva). Em edificações já existentes há o benefício adicional em não ser necessária nenhuma modificação dentro do empreendimento. Modificações estas que comumente implica na quebra de paredes com remoção de acabamentos e escavação em pavimentos com perda de azulejos e jardins acabados onde plantas precisam ser removidas;

2 ) Total aproveitamento das águas de chuva: O volume de água utilizado para rega de jardins, descarga de vasos sanitários e para limpeza é geralmente muito pequeno. O maior consumo de água está centralizado nas atividades onda a utilização de água potável é exigida: em residências nos banhos e nas maquinas de lavar roupas, em condomínios nas torneiras das áreas comuns e piscina, em indústrias no processo produtivo e em comércios como restaurantes nas pias da cozinha, em lavanderias nas máquinas de lavar roupas e em hotéis nos banhos dos hóspede. Portanto, ao instalar um sistema de coleta de água da chuva, composto por calhas, tubos e cisternas, e não aproveitar toda essa água armazenada pois está planejado somente usos “menos nobres” da água o sistema todo acaba sendo subutilizado;

3 ) Economia em sua conta de água ou redução na quantidade de caminhões pipa necessários para atender o empreendimento. Em alguns casos essa economia pode chegar em até 80%!;

4 ) Reserva de água em momentos de racionamento ou falta: Em nossos litorais é comum a falta de água durante o verão. Ao coletar a água de chuva e troná-la potável você conta com uma outra alternativa ao abastecimento insuficiente para a demanda de verão. Já em empreendimentos onde a falta de água é inadmissível, como hotéis, pousadas e restaurantes essa é uma valiosa alternativa;

5 ) Versatilidade no tratamento de outras águas: Adicionalmente ainda é possível customizar o equipamento para tratar água da chuva, água de poços ou mesmo da concessionária local (água da rua) dando prioridade para o tratamento da água da chuva e na falta desta (durante a época de estiagem por exemplo), passar a purificar automaticamente a água de outra fonte. Esse tipo de instalação é extremamente comum já que a água de chuva é uma fonte complementar de abastecimento de água, ou seja, raramente irá suprir 100% do consumo de água em um empreendimento.

 

 

Como Funciona?


   Com ótima relação custo x benefício quando comparado a outros sistemas de aproveitamento de água da chuva, além de propiciar o uso racional e preservação ambiental, os principais componentes do sistema de tratamento de água da chuva são:

 

  • MEMBRANA DE ULTRAFILTRAÇÂO
  Responsável pela remoção de partículas na água de chuva. Com a capacidade de remoção de partículas com diâmetro de até 20 nanômetros também é uma barreira instransponível para protozoários, bactérias e a maioria dos vírus.
  • CARVÃO ATIVADO
  O carvão ativado tem a capacidade de remover o odor, gosto, cor e compostos orgânicos presentes na água de chuva. Tornando assim essa água potável e própria para a utilização para todas as atividades.
,
  • AUTOMAÇÃO
  O acionamento e desacionando de bombas, sistema de retrolavagem, controle dos níveis de água nos reservatórios e de pressão no sistema é totalmente automatizado por PLC. Com este programador lógico somado as facilidades de nosso painel de controle é possível operar facilmente o sistema com precisão e confiabilidade.
  • O PURIFICADOR

  O Purificador é extremamente compacto e permite uma grande gama de modificações para adequar à realidade seu projeto. O mesmo possui pré-filtro retrolavável para retenção de material grosseiro e conta ainda com manômetros e hidrômetro o que permite o monitoramento da pressão de operação e volume de água tratada pelo próprio cliente.

 

  • ÁGUA PURA!
  Assim transformamos sua água de chuva em água potável! Contribuir com o meio ambiente e preservar os recursos hídricos é a nossa paixão. Junte-se à nós!

Vídeo = Aproveitamento de água de Chuva em Lavanderia

Perguntas Frequentes:

Posso utilizar a Água de Chuva para Consumo Humano?

  SIM! A água de chuva, após tratada pelos nossos equipamentos, pode ser utilizada para todas as finalidades em sua residência, comércio ou industria. Isso porque a água de chuva é transformada em água de qualidade potável, conforme exigida pela Ministério da Saúde (PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011).

“Art. 5° Para os fins desta Portaria, são adotadas as seguintes definições:
I – água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem;
II – água potável: água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido nesta Portaria e que não ofereça riscos à saúde; “

  Portanto: Não só a água de chuva pode ser utilizada como água potável, mas a água de poços, açudes, rios e lagos ou qualquer outro local já que Água Potável É: Aquela que atende o Padrão de Potabilidade, INDEPENDENTEMENTE DA SUA ORIGEM.

  NÃO UTILIZE A ÁGUA DE CHUVA EM SUA FORMA “BRUTA”! MESMOS QUE SEJA PARA ALIMENTAR VASOS SANITÁRIOS, JÁ QUE MICRORGANISMOS PATÓGENOS SÃO ENCONTRADOS COMUMENTE NA ÁGUA DE CHUVA.

 


E quanto ao uso da água de chuva para finalidade não potável?

  Qualquer utilização da água de chuva para finalidade não potável deve seguir as seguintes especificações: a) coleta e armazenamento disponível na NBR 15527 (Água de Chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para finas não potáveis – Requisitos); b) qualidade da água disponível na NBR 13969 (Tanques sépticos – Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação), onde segundo esta a qualidade mínima necessária para usos onde há algum tipo de contato direto do usuário com a água, com possível aspiração de aerossóis pelo operador, incluindo chafarizes, limpeza de carros, rega de jardim e outros exige uma qualidade de água muito próxima à potável. Ou seja, a água de chuva bruta não pode ser utilizada para essas finalidades. É necessário algum tipo de filtração.

  Já para finalidades como rega de pomares, campos de golfe e limpeza de locais como ruas e calçadas, a água de chuva pode ser utilizada em sua forma bruta. Entretanto, qualquer pessoa que esteja próxima a essa fonte de água NÃO TRATADA deve estar protegida com botas, luvas, jaleco e todo o tipo de proteção para evitar a contaminação por esta água, que geralmente abriga microorganismos patógenos. É imperioso salientar que em empreendimentos comerciais e industriais, ainda que tomadas todas as medidas acima elencadas, é possível a contaminação e a consequente responsabilização da empresa pelo não tratamento da água utilizada por seus funcionários.

Por que o Aproveitamento da Água de Chuva não pode ser considerado um Reúso de Água?

  O termo reúso de água aplica-se somente à água reutilizada que passou por algum processo. Como por exemplo: a água da lavagem de carros que após tratamento é utilizada para outra finalidade. Outro exemplo de reúso é o das águas que saem de estações de tratamento de efluentes. Água essa utilizada previamente em processos domésticos ou industriais (esgoto) que foi tratada para ser descartada com segurança no meio ambiente.

  A Água de Chuva, mesmo após entrar em contato com os telhados, não foi utilizada em nenhum processo ou finalidade até o momento. Na verdade é esta água que recarrega os aquíferos e veios d´água, ou seja a etapa inicial do ciclo hidrológico. A propósito, essa é uma água nobre que contem uma quantidade muito baixa de sais (condutividade entre 15 a 40 µ/S)!


Por que o Aproveitamento da Água de Chuva não pode ser considerado um Reúso de Água?

  O termo reúso de água aplica-se somente à água reutilizada que passou por algum processo. Como por exemplo: a água da lavagem de carros que após tratamento é utilizada para outra finalidade. Outro exemplo de reúso é o das águas que saem de estações de tratamento de efluentes. Água essa utilizada previamente em processos domésticos ou industriais (esgoto) que foi tratada para ser descartada com segurança no meio ambiente.

  A Água de Chuva, mesmo após entrar em contato com os telhados, não foi utilizada em nenhum processo ou finalidade até o momento. Na verdade é esta água que recarrega os aquíferos e veios d´água, ou seja a etapa inicial do ciclo hidrológico. A propósito, essa é uma água nobre que contem uma quantidade muito baixa de sais (condutividade entre 15 a 40 µ/S)!

Mas justamente por conter uma baixa quantidade de sais não deveria ser evitada a ingestão da água de chuva?

  É preciso lembrar que os sais que precisamos em nossa dieta está presente nos alimentos e não na água. Precisamos da água para nos hidratar, transportar a ureia que é filtrada pelos rins para fora do nosso organismo (urina), regular a temperatura do corpo e participa da formação do sangue.
Ou seja, Água : quanto mais pura melhor!


E quanto a acides das chuvas? O pH desta água não é prejudicial à saúde?

  NÃO, a Água de Chuva não é ácida para o ser humano. Mesmo em sua forma bruta (sem tratamento) o seu pH varia entre 6,2 à 7,5 em nosso país (informação coletada por nossa equipe em mais de 120 instalações). Como o pH exigido pela portaria da água potável deve estar entre 6,0 e 9,5 não é necessário ajustar o pH desta água. Esse pH exigido pela portaria da água potável está relacionada a preservação das tubulações e reservatórios metálicos por onde a água é transportada/armazenada até chegar no ponto de consumo.

  Para nós humanos e mamíferos esse pH em nada interfere em nosso dia-a-dia. Todos bebemos no decorrer de nossas vidas litros e litros de suco de laranjas (pH 2 ou menor). E não há relatos de alguém que adoeceu por laranjada. Isso devido o sistema de tamponamento em nosso sangue que impede a alteração do pH sanguíneo, independentemente do tipo de alimento/bebidas que ingerimos.

  Finalmente a chuva ácida é sim muito prejudicial para nós seres humanos, mamíferos e outras classes de animais, entretanto de uma forma indireta. Ela é responsável pela morte de diversos animais de vida aquática e plâncton, além de danificar as folhas de árvores e arbustos, levando a morte da flora local. Como diversos animais dependem destes ambientes para sobreviver, essa alteração no habitat acaba por atingir estas populações que acabam por perecer ou tem seu ciclo reprodutivo interrompido. 

  Vale lembrar que a chuva (Ácida ou Não) quando coletada em locais industrializados e urbanizados carreiam elementos tóxicos à vida, os metais pesados. A presença desses metais não se limitam somente à água de chuva e sim a todos as fontes de água que são atingidas por essas chuvas. Açudes, rios e lagos se tornam verdadeiros reservatórios destas substâncias. Entretanto como esses metais se associam à partículas (fuligem, terra, e outros) a sua remoção é relativamente simples. Bastando essa água passar por um sistema de tratamento por membranas, como o fabricado pela Puri Azul e a água se tornará própria para o consumo.


 

 

É necessário descartar os primeiros litros da Água de Chuva Coletada?

  NÃO. Os primeiros litros de água de chuva coletados contém sim uma grande quantidade de impurezas. Entretanto o descarte desse volume inicial não é necessário já que toda a água será purificada pelo sistema Puri Azul, independentemente da concentração dos poluentes.

  Um sistema eficiente que descarta os primeiros minutos de chuva é de grande complexidade. É necessária a instalação de bombas, válvulas solenóides e automação através de sensores para verificar a quanto tempo não chove, qual o volume deve ser descartado e com determinar a frequencia do descarte. Basta imaginar que as chuvas não caem em intervalos conhecidos. Em momentos onde o intervalo de dias entre chuvas é grande é necessário um descarte maior de água. Já em momentos onde o intervalo entre chuvas é curto não é necessária o descarte dessa água já que o telhado foi “limpo” no dia anterior.

  Há no mercado alguns “filtros” que separam os primeiros minutos de chuva e evitam a entrada de materiais grosseiros na cisterna de coleta da água de chuva. Entretanto este sistema pode desperdiçar até 50% da água coletada! A Puri Azul sabe que o investimento em um sistema de aproveitamento de Água da Chuva não é pequeno. A instalação de calhas, condutores e principalmente o reservatório (cisterna) para armazenar esta água de chuva demanda de uma quantidade considerável de recursos. Desperdiçar a água utilizando sistemas de “tratamento” grosseiros é caminhar no sentido contrário à sustentabilidade. Como sustentabilidade e eficiência são palavras que andam sempre lado a lado a Puri Azul adotou o seguinte lema = Cada Gota Conta! Nossos sistemas desperdiçam somente 3% da água coletada durante a retrolavagem dos filtros.


Quais os Benefícios em Aproveitar a Água de Chuva?

  Os benefícios são inúmeros! Inicialmente podemos apontar uma economia significativa na conta de água. Há empreendimentos onde 90% de toda a água utilizada vem das chuvas! Em outros o investimento no sistema de tratamento retorna ao proprietário em menos de um ano. Essa água passa por sistema de tratamento avançado que garante uma água de qualidade UltraPura, seguindo padrões europeus de qualidade, podendo ser utilizada como água potável com toda a segurança.

  Além do mais, ao utilizar a água de chuva que cai sobre as metrópoles parte dessa água deixa de ir para as ruas pavimentadas e calçadas impermeabilizadas (Combatendo assim enchentes). Vale lembrar também que ao utilizar a água de chuva temos uma redução na demanda de água potável vinda de locais distantes (como o exemplo de São Paulo onde parte da água utilizada em vem de Minas Gerais). Ao bombear água de distâncias cada vez maiores o impacto ecológico e econômico somente aumenta. Atualmente, aproximadamente 10% da energia elétrica consumida no país é utilizada para bombear água! – SIM SUA CONTA DE ÁGUA É BASICAMENTE UMA CONTA DE LUZ – OU COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO CASO DE COMPRA DE ÁGUA POR CAMINHÃO PIPA, portanto aproveitar a água de chuva reduz a pegada ecológica do empreendimento (área necessária para atender as demandas energéticas do mesmo).


Qual é o prazo de garantia do sistema de tratamento Puri Azul?

  A Puri Azul possui um programa de garantia ilimitada. Basta o cliente realizar a manutenção no sistema de tratamento de água a cada semestre que nenhum valor adicional será cobrado caso seja necessária a visita de nossa equipe técnica. Algumas exceções se aplicam como: Avarias por raios, sobretensão ou subtensão na rede elétrica e outros desastres naturais como enchentes e avaria por vandalismo que também não é coberta pela garantia.